sábado, 31 de janeiro de 2009

Sindicado de SP convida você!!!!

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo, através deste convida a todos os profissionais representados por esta entidade e aqueles que são solidários a nossa luta, a participarem de nossa Mobilização em pró de nosso Conselho de Classe, pedimos vossas participações, divulgação e organização de pessoal para o dia 13/02/2009 as 09:00hs em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.
PASSEATA EM PRÓ DA CRIAÇÃO DO CONSELHO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
A necessidade de um Conselho Profissional para os Técnicos de Segurança do Trabalho nasceu com a profissão em 1972 e essa visão inicial continua existindo ao longo dessas três décadas e foi se fortalecendo. Desde 1978, com a edição das 28 NR's, a NR 27, em seu ítem 27.1 "... até que seja instalado o respectivo conselho profissional.." já previa a criação do nosso conselho.
O Conselho de Classe deve ser criado a partir de uma iniciativa do Executivo, assim passamos então a atuar frente ao Ministério do Trabalho. Nosso empenho se intensificou nos últimos 12 anos, onde foi feito um trabalho forte de convencimento do Ministério do Trabalho e Emprego, especialmente, com os últimos três ministros.
Primeiro foi feito um trabalho de convencimento com o então ministro Ricardo Berzoini. Ele se convenceu sobre a necessidade do Conselho e apresentou um projeto para a criação do mesmo na Casa Civil.
Com a saída de Berzoini, fizemos um longo trabalho de convencimento com o seu sucessor, Luiz Marinho, que fez um pacto com a categoria. Assim, comprometeu-se a liberar o nosso projeto de Conselho após a eleição do segundo mandato do governo Lula.
Já foi feita uma reunião para este fim com o presidente Lula, que determinou algumas providências a serem tomadas pela Casa Civil. Contamos com apoio em abaixo assinado de mais de 300 deputados federais e vários senadores. Além de dezenas de moções de apoio de vereadores e deputados estaduais, dirigentes da sociedade organizada e das principais Centrais Sindicais.
Atualmente estamos tendo um grande esforço para que o atual ministro, Carlos Lupi, dê seqüência às ações conduzidas por seus antecessores.
Já agendamos diversas reuniões, encaminhamos outros tantos ofícios e nada, nenhum posicionamento, onde diante da inércia que se instalou referente ao processo de criação do nosso Conselho de Classe, também iniciou uma seqüência de ações por parte da SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) do MTE, que aos poucos prejudica a categoria, que entre outras Portarias, citamos a que alterou o CNAE, diminuindo o grau de risco de diversos segmentos e outra delas é a Portaria 262/2008 que tirou do texto da NR 27 a perspectiva de criação de nosso conselho de classe.
Concluímos que tamanho descaso com os profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho não pode mais ficar somente entre nós, a sociedade deve tomar conhecimento, pois destes serviços eles dependem para a garantia de sua qualidade de vida, integridade física e a implementação de seus direitos em Saúde e Segurança do Trabalho preconizado na CLT.
Convidamos você Técnico de Segurança do Trabalho para que dia 13/02/2008 as 09:00hs em frente ao Teatro Municipal, andemos juntos até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Rua Martins Fontes, para mostrar que não somos poucos e não nos calaremos diante da situação. Divulgue para sua lista de emails, para que mais TST's compareçam e mostre ao MTE que temos representatividade.

SINTESP

Valdizar Albuquerque da Silva
Técnico de Segurança do Trabalho / Gestor em Meio Ambiente
Formação em Defesa Civil / Diretor Sintesp
Membro Juventude Partido Verde - SP
http://albuquerquepvsp.blogspot.com/
Fone:(011) 6961 6181 / (011) 8143 9086

Devemos tomar como exemplo o sindicado de São Paulo e todos os estados realizar esta mesma ação. Nós precisamos ser mais valorizado!
Um exemplo simples que devemos lutar, existem muitos estados que ainda não tem piso salarial para nossa categoria e ficamos a mercê dos empresários, e assim, infelizmente, são desvalorizado!
“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
Martin Luther King

Piadinha......

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO INFERNO

O TST desceu aos portões do inferno e foi admitido.
Mal havia chegado, já estava insatisfeito com o baixo ní­vel de conforto do inferno.
Logo começou a fazer programas de prevenção e várias obras de benfeitorias tomaram início.
Verificou que o grande calor gerado com o fogo do inferno poderia converter em energia.
Verificou também que os precipí­cios que lá existiam poderiam proporcionar vistas panorâmicas.
Pouco tempo depois já havia no inferno setores aclimatizados com ar condicionado, escadas rolantes, elevadores panorâmicos, piscinas com água aquecida...
Com a climatização foi possí­vel criar vários paisagismos diferenciados.
O TST era um cara muito popular por lá.
Um dia, Deus chamou o diabo ao telefone e perguntou, ironicamente:
- E então, como estão as coisas aí­ embaixo?
E o diabo respondeu:
- Uma maravilha! Agora temos ar condicionado, banheiros reformados, escadas rolantes, elevador panorâmico, isso sem falar no que o nosso TST está planejando para breve!
Do outro lado da linha, surpreso, Deus exclamou:
- O quê!?! Vocês têm um TST aí­? Isso foi um engano!
Técnicos de Segurança do Trabalho nunca vão para o inferno.
Mande-o subir aqui, imediatamente!
O diabo respondeu:
- Sem possibilidade! Eu gostei de ter um TST e continuarei mantendo-o aqui.
Deus, já mais irritado, fala em tom de ameaça:
- Mande-o para cá, agora, ou tomarei as medidas legais necessárias.
Eis que o diabo soltou uma gargalhada:
- Hahahaha! Onde você vai arrumar um advogado, estão todos aqui?

Desculpe os Advogados.....rs

sábado, 10 de janeiro de 2009

Cuidado com a "peladinha" dos colaboradores...

Lesão em jogo de futebol promovido pela empresa é considerada acidente de trabalho

Funcionário dos Correios (EBCT) tem direito a receber auxílio-acidente por redução de capacidade laboral, decorrente de lesão no joelho ocorrida durante partida de futebol promovida pela empresa. A decisão da 9ª Câmara Cível do TJRS proveu, parcialmente, apelo do trabalhador contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O autor detalhou ter fraturado a articulação do joelho, tendo sido submetido a três cirurgias para reconstrução do ligamento e introdução de dois pinos, e que o fato foi reconhecido como derivado de trabalho. Solicitou também reparação por posterior contusão na coluna, que alegava derivar da atividade exercida na empresa. O pleito foi negado pelo Colegiado com base em laudo médico que apontou causas degenerativas para o problema.
Convocação
Segundo o relator do processo, Desembargador Odone Sanguiné, a concessão do auxílio-acidente tem cabimento diante das evidências de que o apelante foi convocado pela empresa, mesmo que para uma atividade de integração e recreativa.
"Embora a função do autor nos Correios fosse a de motorista executante operacional e não jogador de futebol profissional, considero que o acidente narrado ocorreu no exercício da atividade laboral, em virtude de o autor estar representando o time da empresa, (...) em razão de a empresa coordenar o campeonato do qual participava no momento do acidente."
Acrescenta que a diminuição da capacidade de trabalho é sustentada pela avaliação de especialista que apontou artrose moderada no joelho ferido, atrofia da coxa e recomendou que o trabalhador não praticasse atividades que exigissem levantar peso excessivo.
De outra parte, o magistrado determinou que o início do pagamento do benefício requerido seja o dia seguinte ao término do auxílio-doença acidentário, conforme dita a Lei 8.213/91 e, ainda, que o valor do auxílio-acidente seja equivalente a 50% do salário-de-benefício. A correção monetária será pelo IGP-DI, a contar dos vencimentos, e os juros moratórios de 12% ao ano, a partir da citação.
Votaram com o relator os Desembargadores Tasso Caubi Soares Delabary e Marilene Bonzanini Bernardi. A sessão de julgamentos ocorreu em 17/12/08.
Proc. 70023449887

TÈC. SEGURANÇA DO TRABALHO

TEC.em S.T.não vai a hotel, vai para espaço confinado;
TEC.em S.T.não usa camisinha usa EPI;
TEC.em S.T.não trai, faz analise de risco;
TEC.em S.T. não come, combina: proteína+carboidrato +vitamina;
TEC.em S.T. não cheira, olfata;
TEC.em S.T.não toca, faz avaliação;
TEC.em S.T.não respira, vive de NR;
TEC.em S.T.não elogia, descreve processos;
TEC.em S.T.não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária;
TEC.em S.T.não facilita discussões, catalisa substratos;
TEC.em S.T.não transa, Faz séries com muitas repetições;
TEC.em S.T.não admite algo sem resposta, analisa o A.P.R.;
TEC.em S.T.não fala, coordena vibrações nas cordas vocais;
TEC.em S.T.não pensa, faz mapa de risco;
TEC.em S.T.não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente;
TEC.em S.T.não chora, produz secreções lacrimais;
TEC.em S.T.não espera retorno de chamadas, espera feed backs;
TEC.em S.T.não se apaixona, sofre reações químicas;
TEC.em S.T. ñ pula a cerca faz rota de fuga!!!
POIS É ISSO!!! Só faço as coisas com segurança!!!