quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Parabéns para NÓS!!! ---27/11/2008---

Primeiramente, quero pedir desculpas por abandonar o meu blog, infelizmente este mês esta numa maior correria para variar..... mesmo assim, muito obrigado por sua visita!

Técnicos em Segurança do Trabalho, hoje em especial somos lembrados por todos sobre o nosso papel.....
Temos que lembrar "eles" que todos os dias são nossos também!!!
Temos uma parcela muito importante em qualquer instituição, precisamos, mais que nunca, ser mais valorizado!
Parabéns a todos pelo seu dia!
Um Grande Abraço!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vídeo Motivacional



Excelente vídeo motivacional para um treinamento, uma lição de vida!

Trabalho em equipe


O trabalho em equipe é muito importante, como se diz, a união faz a força!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Acidente de Trabalho e as perdas materiais

"A visão mais comum sobre o acidente de trabalho é aquela ligada às pessoas, mas não devemos nos esquecer que os acidentes causam inúmeros prejuízos materiais. Quando acontece um acidente, máquinas e equipamentos podem ser quebrados ou danificados paralisando linhas de produção, atrasando entregas e causando perdas financeiras que às vezes levam tempo para voltar ao normal.
Além disso, muitos acidentes terminam em mortes ou aposentadorias precoces, fazendo com que todo o investimento em treinamento seja perdido. Claro que tudo isso é muito pouco diante de uma vida humana, mas o fator material não pode ser ignorado. Quando algo é destruído ou algum tempo foi perdido, isso é para sempre, não há como recuperá-los. A empresa pode ter um seguro ou uma reserva de capital para recompor os danos, mas os valores perdidos são para sempre, pois alguém lá na ponta vai pagar esse prejuízo, quer seja através de uma seguradora ou pelos próprios recursos da empresa.
Já ouvimos muitas vezes que devemos “correr atrás do prejuízo”, uma frase totalmente equivocada, pois devemos correr é atrás do lucro, só louco corre atrás de prejuízos. Também já ouvimos falar em “recuperar o tempo perdido”, outra frase sem sentido, pois o tempo uma vez perdido, está perdido para sempre.
O Profissional de Segurança do Trabalho tem como objetivo a prevenção dos acidentes buscando implementar medidas de Segurança que visam minimizar prejuízos de qualquer ordem.
A empresa através de seus representantes tem a obrigação de facilitar “a vida” do Técnico em Segurança, fornecendo-lhe todo o suporte necessário para que o seu trabalho surta efeito, pois só assim os riscos de perdas serão minimizados e a empresa pode obter resultado sempre positivo na sua política de Segurança do Trabalho e conseqüentemente poupando seus equipamentos e maquinários.
O grande desafio do Técnico é aliar a Segurança do Trabalho as constantes reduções de orçamentos da empresa, mas cabem algumas perguntas: Isso é possível? Como uma empresa pode diminuir seus custos sem atingir o setor de Segurança do Trabalho? A resposta para essas perguntas está no ganho da produtividade, pois menos acidentes significam menos afastamentos e menos afastamentos se traduz em mais dias trabalhados.
Um ambiente de trabalho planejado, organizado e com todas as normas de Segurança do Trabalho implementadas, fornece ao trabalhador tranquilidade para o exercício da função e seguramente haverá aumento de produtividade.
A empresa deve manter programas de educação para os seus colaboradores para que transformem o ambiente de trabalho num local onde todos são responsáveis. Nenhum problema deve ser ignorado, pois se uma peça falhar, todos poderão pagar por essa negligência.
A Segurança do Trabalho e o cumprimento das Normas de Segurança é uma responsabilidade das empresas, quem cumprir, não faz mais que a obrigação e para aquelas que desobedecem, cabe ao MTB através das DRT´s e aos Sindicatos identificarem o que está errado e aplicar as medidas necessárias quer seja através de multas ou advertências, para que as empresas façam a sua parte.
Uma empresa não é criada para obter prejuízos e sim lucros, mas o lucro não deve prevalecer sobre a vida humana. Para que haja equilíbrio entre capital e trabalho, a empresa deve proteger o trabalhador.
Os acidentes e os enormes prejuízos por eles causados, já deveriam estar em pauta nas empresas há muito tempo, não há como cortar custos atingindo a Segurança do Trabalho. Uma política de Segurança do Trabalho bem implementada e uma consciência empresarial moderna focada na prevenção são fatores decisivos para uma empresa saudável e economicamente viável".

Por: Valdeci T. Ribeiro - Téc. em Segurança do Trabalho

domingo, 2 de novembro de 2008

Filtro solar em itens de proteção ao trabalhador

Brasília/DF - O Plenário do Senado aprovou um projeto de lei que inclui o protetor, bloqueador ou o filtro solar entre os equipamentos de proteção dos trabalhadores que exercem atividades ao sol. O Ministério do Trabalho terá de incluir os produtos na legislação de proteção aos trabalhadores. As informações são da Agência Senado.
O projeto determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) distribua protetores solar aos pacientes vítimas de doenças causadas ou agravadas pelo sol, como o câncer de pele.
A proposta ainda será submetida a uma votação suplementar e depois seguirá para exame dos deputados, que originou o projeto. Os senadores aprovaram um substitutivo que o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) apresentou a um projeto oriundo da ex-deputada Laura Carneiro.
O projeto substitutivo institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol, obrigando o governo a veicular todo ano, nos meios de comunicação.
O projeto substitutivo institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol, obrigando o governo a veicular todo ano, nos meios de comunicação.
Fonte: JB Online