sábado, 28 de junho de 2008

Temos que avaliar todas as possibilidade para não acontecer nada de errado...

Fonte: youtube.com

Fotos para sua Campanha Anti-tabagismo


Vários Artigos!!!

Segue uma dica para complementar os seus estudos. Um site com vários artigos interessantes para baixar. (Segue abaixo o link do site)

http://areaseg.com/artigos/

quinta-feira, 19 de junho de 2008

EPI's para transportar e/ou manusear produtos químicos


Projeto quer tornar obrigatória prática de ginástica laboral

Brasília/DF - O deputado Percival Muniz (PPS), líder do Bloco Independente (PPS, PDT, PSDB e PTB) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que dispõe sobre a prática de ginástica laboral.
O objetivo da proposta do deputado Percival é obrigar o Estado tanto na Administração Direta e como Indireta, Autarquias e Fundações, bem como, do Ministério Público, Defensoria Pública e do Tribunal de Contas a implantar em seus quadros a prática de ginástica laboral e, desta forma, contribuir para melhorar a saúde de seus funcionários.
"A ginástica laboral visa propiciar o repouso ativo dos trabalhadores, por alguns períodos, durante a jornada de trabalho", justifica Muniz, acrescentando que possibilitará o funcionário desenvolver seu trabalho com precisão e agilidade, além de minorar problemas detectados com trabalhadores combatendo o estresse, o sedentarismo, a redução da sensação de fadiga no final da jornada de trabalho.
De acordo com o projeto, que já vem sendo implantado com sucesso em outros estados, a ginástica laboral deverá ser desenvolvida por profissionais da área da Educação Física. Este profissional deverá ter sólidos conhecimentos nas áreas de fisiologia do exercício, ergonomia, técnicas de relaxamento, alongamento, segurança do trabalho, medicina ocupacional, massagem e dinâmicas de recreação e lazer.
O professor de ginástica laboral deverá, ainda, conhecer todos os setores dos órgãos para implantar suas atividades, respeitando as normas de segurança, como os riscos ambientais relacionados a este tipo de atividade.
As atividades de ginástica laboral, segundo o projeto, serão exercitadas dentro do horário normal de trabalho, cabendo à direção de cada empresa, em conjunto com o profissional da área, estabelecer o tempo e o horário para o desenvolvimento destas atividades para os funcionários de cada departamento.
O programa deverá ser planejado pelo profissional da área da Educação Física de acordo com os setores de cada empresa e, para implantá-lo, deverá passar por uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de todos os funcionários em particular.
Fonte: O Documento - 12/6/2008

NR's Atualizadas

Segue abaixo o link para baixar NR's atualizadas.

http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/default.asp

Protega a sua visão

O óculos é ignorado muitas das vezes pelos os colaboradores, que questiona com mil e uma desculpas....
Precisamos sempre avaliar cada caso, mais não devemos fazer "vista grossa" para a não utilização do óculos. A visão é uma dádiva de Deus, mais que pode ser prejudicada pela não utilização do equipamento .

terça-feira, 3 de junho de 2008

Dez Dicas Para se Proteger do Câncer

1. Pare de fumar ! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Sua dieta deveria conter diariamente pelo menos 25 gramas de fibras, e a quantidade de gordura não deveria ultrapassar 20% do total de calorias ingeridas.
3. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária. Excercite-se moderamente durante pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana.
4. A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a uma mamografia de base, com 40 anos, um ou duas mamografias de segmento e a partir dos 50 anos uma mamografia anual.
5. A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou).
6. O homem deverá fazer um auto-exame dos testículos todo mês.
7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar ao médico um exame anual de sangue oculto nas fezes.
8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata.
9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior.
10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA

Emagrecer de maneira saudável

Para muitas pessoas, aderir à musculação pode significar aumento de peso ou nenhuma perda na balança. O que estas pessoas não sabem, entretanto, é que embora haja uma baixa da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular).
A prática da musculação acelera o metabolismo favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de não haver queima de gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino.
É o aumento da massa muscular que acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o metabolismo e o gasto calórico.
Fonte: Equipe Bem Star/yahoo

I SEMINÁRIO ESTADUAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DE MINAS GERAIS

A Formação, Capacitação e a Atribuição dos Técnicos de Segurança do Trabalho nas empresas, a Questão Salarial em Minas Gerais e o Conselho Federal dos TST - CONFETEST.

08:30 às 09:00 – CREDENCIAMENTO

09:00 às 09:30 - ABERTURA

09:30 às 11:00 - PAINEL 01 – A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOS TST;
EXPOSITORA: MARTA DE FREITAS – Coordenadora da FUNDACENTRO MG;
EXPOSITOR: JOSÉ AUGUSTO DA SILVA FILHO – Diretor Secretário Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), Coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e Conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA);

11:00 às 12:00 HORAS - PAINEL 02 – A QUESTÃO SALARIAL DOS TST
EXPOSITOR: CLAUDIO KCAU – Diretor da FENATEST, Secretário Geral do SINTEST/MG e Moderador do Grupo SESTMG;
EXPOSITOR: EDELTRUDO MALDONADO MOREIRA – Vice Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Minas Gerais - SINTEST/MG;

12:00 às 12:30 - PAINEL 03 – A QUESTÃO DOS TST NAS EMPRESAS E O CONFETEST
EXPOSITOR: ELIAS BERNARDINO DA SILVA JR. – PRESIDENTE DA FENATEST

12:30 às 13:00 – PAINEL BÔNUS – A CAPACITAÇÃO DOS TST
EXPOSITOR: PROF. EPITÁCIO DE MEDEIROS – Diretor Presidente do Sistema Carrier de Ensino;

13:00 AS 14:00 HORAS – ALMOÇO

14:00 às 14:30 – DEBATES E SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS PAINEL
14:30 às 15:00 – DEBATES E SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS PAINEL
15:00 às 15:30 – DEBATES E SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS PAINEL
15:30 às 16:00 – CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS.

16:00 HORAS – ENCERRAMENTO

DIA 07 DE JUNHO DE 2008 – SÁBADO.
LOCAL: COLEGIO CARRIER - Rua CAETÉS 360 - Centro - Belo Horizonte - MG
REALIZAÇÃO: GRUPO SESTMG http://br.groups.yahoo.com/group/sestmg
INF: (31) 9162-4050APOIOS: CTB / CNTC / FENATEST / FUNDACENTRO

7º Edição do jornal "O Prevencionista"

Baixe o jornal!!!!!!
Siga os passos abaixo:
1 - É só clicar no atalho:http://rapidshare.com/files/119120663/Microsoft_Word_-_7_-_O_Prevencionista_-_7__EDI__O.pdf
2 - Clique em Free, e aguarde, um minuto depois irá aparecer a página de download
3 - Irá aparecer uma senha, para que vc digite, o macete é o gatinho - a senha são as letras eos números que tem o gatinho.
4 - Digite a senha que aparece no campo "Four letters with a gatinho"
5- Clique em download, fica no lado direito da senha.