terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Carnaval: Curtir com responsabilidade

Quando chega o Carnaval, todo mundo quer aproveitar cada momento do feriado e, geralmente, exagera na bebida, nas comidas gordurosas e também na agitação. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não cometer deslizes graves e acabar sofrendo as conseqüências depois da Quarta-Feira de Cinzas.
Com o clima cada vez mais quente, o Carnaval vem acompanhado de um calor que pode ser perigoso. É necessário atentar para a ingestão de líquidos, pois ajudam na reposição energética e na hidratação. "Nesta época é importante que a hidratação seja feita além da sede que sentimos. Mesmo sem vontade de tomar água, é essencial tomar bastante líquido", alerta o Dr. Carlos Eduardo Jacob, especialista em aparelho digestivo, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Álcool
O melhor é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Entretanto, se isto ocorrer, Dr. Jacob dá a dica: "Para evitar a ressaca, tome muita água durante o período em que estiver ingerindo a bebida alcoólica. A cada copo de cerveja, beba outro de água. A medida pode parecer desconfortável, mas com certeza, é eficaz".
Quando o assunto são as calorias, a gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Nancy Miyahira sugere: "Prefira aperitivos sem álcool, como os coquetéis de frutas. Se não quiser abrir mão da caipirinha, troque o açúcar pelo adoçante". Porém, as opções mais saudáveis para quem quer aproveitar o Carnaval sem riscos são: água-de-coco, chá gelado e sucos de frutas naturais.
Gordura
Nas refeições, dê prioridade aos alimentos leves, como massas com molhos naturais, legumes frescos, carnes grelhadas, que facilitam a digestão e aumentam a resistência do corpo para agüentar bem o calor e a agitação. Refeições ricas em proteína e gordura animal, como churrasco e feijoada, devem ser evitadas, pois o tempo necessário para a digestão é maior, fato que causa desconforto.
"É importante evitar comidas mais gordurosas, condimentos e frituras que retardam a digestão e proporcionam mal-estar. Se optar por trocar as refeições pelos lanches, os naturais são as melhores opções. Mas evite a maionese!", alerta Miyahira.
Depois da folia
Passados os cinco dias de pura curtição, é preciso retomar as energias e voltar à rotina com disposição. Para uma recuperação sadia, dr. Jacob afirma que "a melhor opção é seguir uma alimentação à base de vegetais, carnes brancas, pães integrais e se hidratar bastante", mas alerta para o cuidado com as repetições dos exageros.
"Não adianta nada, depois do feriado, passar uma semana comendo verduras e frutas se nos 15 feriados do ano, houver o exagero. Tal atitude pode comprometer a saúde a longo prazo e aumentar a predisposição para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão".

Reportagens retirada do site: www.yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

3º Edição do jornal "O Prevencionista"

Caros colegas segue abaixo o link para baixar o jornal "O Prevencionista". Esta edição para mim é especial, porque divulga o meu trabalho que é o meu blog. É uma consolidação de uma parceria!
Mas, independente disto o jornal veio com ótimas matérias. Segue abaixo o link:

sábado, 19 de janeiro de 2008

Descrição do Cargo.

Para os interessados e curiosos sobre as atividades que o técnico de Segurança do Trabalho realiza, segue abaixo a descrição do cargo e sobre as matérias que estudamos para exercer esta profissão.

Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST); realizar auditorias, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de Saúde e Segurança no Trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
O curso é de nível médio e a duração depende da instituição, mas geralmente é de 18 a 24 meses incluindo horas de estágio. As disciplinas ministradas são:
Legislação Ambiental, Previdenciária e do Trabalho
Higiene Industrial
Primeiros Socorros
Técnicas de Uso de Aparelhos de Medição
Ergonomia
Combate a Incêndios
Desenho Técnico
Segurança do Trabalho
EPI e EPC
Psicologia no Trabalho
Normas Regulamentadoras - NR´s
Estatística
Medicina do Trabalho
Fonte:MteCBO

sábado, 12 de janeiro de 2008

Onde o seu trabalho e mais valorizado?

Infelizmente ou felizmente ainda no sudeste é a região onde tem maiores oportunidades de emprego na nossa área de Segurança do Trabalho. Mas, esta realidade está mudando no sul principalmente no Paraná a bons atrativos na nossa área. (Leia a reportagem abaixo)

A região Sudeste continua sendo a que mais oferece empregos na área de Segurança do Trabalho. O estado de São Paulo é o maior empregador e o que possui a maior média de salário do setor privado. Possuindo um grande parque industrial e com forte tradição em lutas sindicais, oferece muitas oportunidades para o Técnico de Segurança do Trabalho, tanto na capital como no interior. Das vagas para Técnico de Segurança do Trabalho que me foram enviadas, a maioria eram para São Paulo. Mas isso não significa que há empregos para todos, se você é de outra região e quer disputar vagas nesse mercado, saiba que é concorrido, exigindo do Técnico de Segurança do Trabalho boa formação profissional, além de muita qualificação e experiência.
Outro grande mercado receptor de mão de obras é o estado do Rio de Janeiro. Recentemente no site do "O Fluminense On Line" ficou muito bem evidenciado que o futuro está nas escolas técnicas, dentre elas as de formação de profissionais da área de Segurança do Trabalho. Com forte atuação em Petróleo e Gás, Construção Naval e Civil, o estado do Rio de Janeiro aparece com grandes atrativos para a nossa área.
Abrigando grande parte das siderúrgicas existentes no Brasil, o estado de Minas Gerais também oferecem bons atrativos principalmente se o profissional da Segurança do Trabalho tiver cursos e especialização na área de meio ambiente. O governo de Minas Gerais assinou recentemente um protocolo de intenções para instalação de mais uma usina, consolidando o setor no interior mineiro e criando mais um polo siderúrgico.
A Região sul do Brasil com destaque para o estado do Paraná, também possui bons atrativos, principalmente na área de Usinas de Álcool e Açúcar, bem como a indústria de Papel Celulose. O estado conta com um Sindicato atuante se destacando pela qualidade de vida em algumas regiões e também com um excelente parque Industrial na região metropolitana de Curitiba (RMC), além do agronegócio na região de Londrina de Maringá.
Nessa matéria, destacamos também o setor público que sempre é um bom atrativo de emprego, pois além de oferecer bons salários, dá garantias de estabilidade.
Reportagem retida do site: www.liveseg.com

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Sua Saúde!!!

Muitas vezes você já deve ter se deparado com esta dúvida: por que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam, enquanto outras lutam para perder alguns quilos e não conseguem?
Essa questão pode ser solucionada entendendo um pouco mais sobre o metabolismo de cada um. Afinal de contas, é este conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula, que está diretamente relacionado à taxa de calorias queimadas pelo organismo.
Pessoas com metabolismo lento têm dificuldades para emagrecer, ao passo que, quando essa queima é mais acelerada, mais fácil é manter a boa forma. Genética, idade, peso, altura, sexo e até temperatura ambiente são fatores que influenciam no metabolismo, ou seja, no gasto menor ou maior de energia. No entanto, é possível acelerar este processo através de algumas atitudes cotidianas.
O tempo entre uma refeição e outra, por exemplo, não deve ser muito longo. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo. A falta de água no organismo também desacelera o metabolismo. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas.
Comer devagar, mastigar bem os alimentos e reduzir o consumo de gordura e de alimentos ricos em açúcar e farinhas refinadas também são comportamentos estimulante. Grãos integrais, legumes, frutas e verduras levam mais tempo para serem digeridos, e por isso, aceleram o metabolismo. Para finalizar, vale praticar exercícios, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta). A atividade regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia.

Reportagem retida do site:yahoo.com.br/Equipe Bem Star

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

FELIZ 2008!!!

Feliz 2008!!!!
Te desejo....
Primeiro, muita saúde, para ter força para enfrentar os obstáculos que poderão surgir neste ano que se inicia!
Que você possa realizar seus sonhos e projetos!
Que antes de questionar que talvez seu sonho ou seu projeto não foi realizado no ano que se passou, lembre-se que tudo tem a sua hora! e que você tem um coisa muito mais valiosa e importante, que é a sua VIDA!!!
Um abraço.